terça-feira, 17 de maio de 2011

TRANSFORMAR
O PAPEL DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

     Nunca antes a pressão sobre muitas das áreas de gestão de recursos humanos foi tão intensa. Alterações dramáticas no contexto dos mercados, das indústrias e dos serviços forçam a função recursos humanos a transformar as suas práticas e exercícios, bem como o seu papel estratégico, no sentido do sucesso. O ambiente organizacional atual requer idéias brilhantes, ações rápidas e uma constante adaptação a condicionado as mudanças permanentes. E o mercado recompensa, cada vez mais, aqueles que respondem ativamente à inovação veiculada pelos modelos de negócios gerados , pelos avanços tecnológicos e pela globalização. 
      Sob estas condições, a gestão de recursos humanos tem um papel mais crítico que nunca no atingimento dos objetivos pretendidos. Novas formas de fazer negócio requerem novas formas de envolver as pessoas. Rapidez, flexibilidade e inovação são alcançáveis unicamente quando estratégias efetivas de gestão do capital humano suportam os objetivos do negócio das organizações. Organizações que compreendem, reconhecem - e atam em conformidade - esta 'verdade' serão aquelas que atrairão e reterão as vantagens competitivas desta década. 
Para a maior parte dos gestores de recursos humanos, este cenário significa deitar para trás das costas maneiras antigas de pensar e agir (por mais difícil que isto seja). Os gestores de recursos humanos devem ajudar as suas organizações a definir as suas estratégias e a construir programas de desenvolvimento do seu capital humano, de modo a atrair, reter e suportar as pessoas necessárias à consecução desses planos. Os gestores devem compreender os processos-chave de trabalho e construir os ambientes de suporte nos quais os colaboradores deverão atuar de uma forma mais eficaz, produtiva e satisfatória. 
     A partir daí, as áreas de gestão de recursos humanos devem relacionar as ditas 'estratégias de capital humano' com as soluções tecnológicas mais adequadas. Em síntese, significa criar uma organização e-RH focada na interligação de pessoas com a estratégia do negócio, de modo a partilharem conhecimento; e na interligação com as ferramentas operacionais necessárias à condução do sucesso organizacional. 
     Mas o eRH não diz respeito, unicamente, a tecnologia. Trata-se de conciliar, unir tecnologia e estratégia de modo a ligar pessoas com pessoas; e pessoas com negócio, por forma a se proceder a uma adaptação rápida a mudanças nas necessidades comuns a pessoas e ao negócio. 
    Ao mesmo tempo tornar possível, as necessidades do negócio, do ponto de vista estratégico, começam a tornar o eRH necessário. Muito se escreveu a este respeito nos últimos anos, isto é, a respeito da gestão de recursos humanos atuando como um parceiro estratégico. Os gestores de recursos humanos têm ouvido constantemente, na última década, que devem ganhar o seu lugar ao Sol, de modo a atuarem como papel significativo no desenvolvimento de estratégias organizacionais. 
     Mas, enquanto muitos dos gestores de recursos humanos se tornaram participantes ativos na discussão de estratégias empresariais de topo pelo mundo a fora, muitos outros continuam a ser pressionados e a ver o seu tempo consumido em aspectos administrativos da gestão do dia-a-dia (para além da necessidade de pensar e atuar estrategicamente). É hoje idéia assente e comprovadamente justificada que a gestão de recursos humanos deverá, progressivamente, livrar-se do seu fardo administrativo por forma a otimizar a sua contribuição para uma estratégia organizacional. 
    A mudança tecnológica é um fator-chave para esta transformação, uma vez que fornece a estrutura de suporte aos modelos de eRH. As tecnologias da Web, em particular, possibilitaram já o acesso direto de um colaborador a outro colaborador, o acesso à gestão de recursos humanos e à informação a respeito do negócio. Isto promove também uma maior contribuição de cada colaborador para os resultados da organização em que se enquadra, facilitada que está a sua maior compreensão a respeito do papel que desempenha na cadeia de valor instituída. 
     Embora grandes esforços tenham sido desenvolvidos, nos anos mais recentes, no sentido de utilizar a tecnologia de modo a simplificar as práticas de gestão de recursos humanos, essa mesma tecnologia tem oferecido soluções parciais aos desafios desta função da gestão. Os tópicos no atual contexto das tecnologias associadas à gestão de recursos humanos incluem portais, integração de sistemas.
   Os portais para colaboradores fornecem acesso eletrônico a tudo, desde benefícios a oportunidades de formação. Ao mesmo tempo, transmitem aos colaboradores uma sensação de controle sobre a sua informação pessoal, assim como o acesso a informações e ferramentas diversas. O potencial dos portais é ilimitado, especialmente se as organizações aumentarem o seu espectro de atuação, integrando sistemas complementares e ferramentas de possível utilização pelos colaboradores. 
     Diante desses novos fatores perceptíveis no mundo, e de se esperar dos gestores de RH, um gasto maior no seu tempo, e muito aprendizado também com uma mente mais aberta aos fatos e acontecimentos, pois somente assim os novos gestores poderam acompanhar as constantes mudanças causadas pela WEB. Podemos afirmar que o acontecimento dessas mudanças provocaram um “BUM” na área de RH.
     Através da utilização de recursos como a linguagem e outras tecnologias, é agora possível integrar múltiplos sistemas por forma a atuarem como um produto único. Essas novas ferramentas auxiliam os recursos humanos a integrarem sistemas diversificados que abundam nas diferentes áreas de uma organização, evitando processos de reposição ou reconstrução das funções dos sistemas informáticos de gestão de recursos humanos. 
      A estratégia de desenvolvimento dos modelos RH caminha progressivamente em função de alguns dos desafios que acabei de referir. Uma vez iniciado, o processo repete-se num ciclo de melhoria contínua e adaptação às mudanças nas necessidades das organizações e às inovações tecnológicas. As organizações que esperam vir a atrair, reter e recompensar os melhores colaboradores devem caminhar estratégica e progressivamente para um contexto de eRH. Seguindo um plano de desenvolvimento estruturado do futuro modelo de eRH, as organizações terão oportunidade de otimizar os seus investimentos em tecnologia, melhorar os seus serviços no domínio da gestão de recursos humanos e desenvolver um conjunto de ações focadas no seu mais importante recurso - as suas pessoas.

Texto disponível em http://www.administradores.com.br

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