segunda-feira, 16 de maio de 2011

O RH nas Organizações Contemporâneas


As mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e políticas que estão ocorrendo mundialmente apresentam reflexos sobre as organizações.  A velocidade com que essas mudanças acontecem exige rápida e ágil adaptação aos novos cenários para que as empresas mantenham sua competitividade, num mercado cada vez mais exigente.

Atualmente, o acesso à qualidade total e à tecnologia não é mais privilégio das grandes empresas, não representando, portanto, fator diferenciador. Embora a redução de custos permita lucros no curto prazo, a sobrevivência se vincula a uma postura audaciosa com relação ao desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Neste sentido, a gestão de recursos humanos assume papel central e estratégico na performance das empresas. A manutenção de um padrão elevado de desempenho exige flexibilidade, inovação e agilidade, características necessárias para manutenção de vantagem competitiva, e decorrem basicamente dos recursos e das capacidades internas de cada organização.
Nas últimas décadas, houve mudanças profundas no papel dos gestores de recursos humanos. Tradicionalmente, as demais áreas da administração viam a função de recursos humanos como basicamente administrativa, concentrada no gerenciamento de benefícios e de atividades rotineiras, como folha de pagamento e outras funções operacionais. Os próprios profissionais de recursos humanos não se esforçavam para participar da estratégia geral da empresa (BECKER et al., 2001).  Atualmente, a idéia de que  a área de recursos humanos, como todas as demais da organização, deve estar alinhada com os objetivos, a missão e a estratégia mais ampla da empresa, é cada vez mais reconhecida como necessária e importante.
Na visão de Schmidt e Santos (2002), é o talento e a experiência das pessoas, através da criação de produtos e serviços, que atraem os clientes para uma determinada empresa e não para suas concorrentes. Neste sentido, a retenção das pessoas mais talentosas e criativas é fator importante e agrega valor à organização.


Texto disponível em: http://www.abepro.org.br

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